sábado, 10 de setembro de 2016

Animais Fantásticos & Onde Habitam (J.K. Rowling)


Escrito por J.K. Rowling com o pseudônimo de Newt Scamander, Animais Fantásticos & Onde Habitam traz uma descrição completa de vários animais do universo de Harry Potter, além da Classificação do Ministério da Magia. Além disso, o livro traz várias anotações dos nossos queridos bruxos Harry Potter e Rony Weasley e um pequeno puxão de orelha aos moços que rabiscaram o livro por parte de Hermione (e isso não podia ser diferente). 
Mais um livro escrito para os fãs de Harry Potter, mas uma interessante fonte de criatividade por parte de Rowling. Criar um universo e descrever cada criatura da melhor forma possível não é uma tarefa tão fácil, mas foi feita maravilhosamente. Mas se você não gosta de livros muito descritivos ou extremamente detalhistas, apenas escolha outro para ler, pois simplesmente não poderia ser de outra forma. O fato de Rowling criar seu próprio universo é fabuloso e fazer com que seus leitores adentrem nesse universo consegue ser ainda melhor. A riqueza de detalhes para um simples inseto ou um enorme Troll faz com que consigamos imaginar todos os animais, independentemente de estarem ilustrados ou não.
Nunca tinha lido algo quase que inteiramente descritivo, mas acho que conseguiu superar minhas expectativas quanto a isso. Outro detalhe a ser mencionado são os trechos da história bruxa, o porquê dos centauros, por exemplo, serem classificados como animais, ou o porquê da Fênix receber a classificação XXXX (Perigoso / exige conhecimento especializado / bruxo perito pode enfrentar). São simples considerações que fazem toda a diferença.


Uma das coisas interessantes é a quantidade de informações que conseguimos descobrir sobre animais que foram citados uma ou duas vezes na série toda. É impressionante o tamanho da imaginação e criatividade para pensar nisso tudo. O livro, como eu tinha dito, traz algumas anotações dos nossos bruxinhos. Essas anotações trazem uma pitadinha de bom humor para toda essa teoria sobre animais, por exemplo, quando encontram algum animal perigoso logo se perguntam se Hagrid já experimentou criar algum.
Além disso, também contamos com relatos de bruxos que tenham vivenciado alguma situação com determinados animais ou então que conhecem alguma história que contribua para o livro. A união de todos esses porquês, todos esses detalhes e informações, fazem com que o livro chame o leitor e instigue sua curiosidade em conhecer cada animal ou então desperte sua vontade de procurar aquele animalzinho e descobrir tudo sobre ele.
O livro é bem interessante se você for um fã da saga, mas mesmo que você não seja um fã, é muito divertido descobrir o "ponto de vista bruxo" de cada um desses animais e também o porquê de nós, "trouxas", não vermos esses animais por aí. O livro tem poucas páginas, é organizado por ordem alfabética, animal por animal. Por ser bem curto, é uma leitura curta e um bom passatempo.




0 comentários:

Postar um comentário