segunda-feira, 18 de maio de 2015

Leitores devem ter metas/objetivos de leitura?

Olá pessoas, tudo bem? Perguntei lá no Facebook o que vocês achavam de "metas de leitura". Será que estabelecer metas para ler livros é uma coisa boa ou ruim? Todos que responderam à pergunta terão suas opiniões publicadas nesse post.


Alguns acreditam que metas são ótimas para incentivar a leitura, outros acreditam que elas prejudicam a leitura, visto que esta será uma "obrigação". Eu nunca tinha estabelecido metas de leitura antes, mas nesse ano decidi que faria. Minha meta não estabelece títulos específicos de livros, assim, posso escolher livros diferentes em cada nova leitura. Além dessa meta, também participo de desafios mensais, como vocês sabem... Comigo, essas metas e desafios estão funcionando muito bem. Não me sinto "obrigada" a ler, pelo contrário, a cada novo desafio fico mais empolgada para ler. Mas, vários leitores deram suas opiniões...Vale a pena ler e descobrir outras experiências com o sistema de metas!


Fernanda Pepeleascov: Eu acho que isso é muito particular... Eu sempre gostei muito de ler, mas passei bastante tempo sem ler absolutamente nada... Então, criei uma meta pra mim mesma: 1 livro por mês, no mínimo, em 2015... Isso com o objetivo de retomar o hábito da leitura. Pra mim está dando certo, mas acho que isso é uma escolha de cada leitor em si...

Graciema Freitas: Na minha opinião, não. Leitura tem que ser algo que me dê prazer, que se encaixe à minha rotina, à minha disponibilidade e principalmente à minha vontade. Sem metas, sem regras, sem obrigação. Até tenho lista de desejos, mas pura e simplesmente pelo prazer de ler.

Priscila Costa: Se o leitor quiser, sim.

Juliana Vittone: Sim e não! Tenho a lista de metas do blog, só que não escolhi livros fixos como meta. Mas quando vou escolher um livro para ler, na maioria das vezes eu passo o olho na lista e dela escolho um livro que se encaixe nas metas que estão faltando.

Raquel Bonifacio: Acho que isso depende de cada um. Eu não estipulo nenhuma meta, mas sou do tipo que quando começo um livro, leio sempre que sobra um tempinho e normalmente não sossego até chegar ao fim, kkkk. Acho que no meu caso, metas não funcionariam, porque a leitura é uma forma de lazer, e me impor metas geraria cobranças, o que me tiraria o prazer de ler. Eu leio basicamente todo dia, mas sem cobranças.

Ana Paola Guimarães: Eu tenho metas de leitura e comigo dá super certo! Mas cada um é cada um!

Daniele Beatriz: Não necessariamente. Leitor não deve ter meta, mas se houver motivos, como ele não ter o costume de ler ou não ter tempo, ele pode se impor metas. Relativo.

Kely Rifino: Não! Assim acaba sendo uma obrigação e fica chato.

Samuel Vaz dos Santos: Cumpri com a minha meta de leitura (de ler um nacional)... Então, palmas para as metas!

Se vocês gostaram desse tipo de post (com opiniões diversas sobre algum tema) me avisem, assim podemos fazer mais vezes!!!


0 comentários:

Postar um comentário