terça-feira, 21 de abril de 2015

5 Dicas para ler mais

Olá pessoas, tudo bem? No mês passado, fiz um resumo de leituras. Achei engraçado, pois me perguntaram "Como você consegue ler tanto?" ou então "Como você tem tempo de ler tantos livros". Realmente, o mês de março foi bem produtivo com relação à leitura. Mas, ainda assim, acho que não leio tanto quanto deveria... 


Vou aproveitar esse post para dizer uma coisa (ou várias): Só porque eu tenho um blog sobre livros não quer dizer que eu tenha lido todos os livros do mundo, que eu conheça todos os autores do mundo ou que eu já tenha lido o SEU livro favorito. Tenho um blog sobre livros, porque amo ler. Tenho livros, mas isso não significa que eu já tenha lido todos que estão na estante. A melhor parte de ser leitor é poder ler o que gosta, e não o que todos leem (quando todos tiverem esse pensamento, não haverá tanta discórdia entre leitores de uma série ou de outra).
Isso tudo não é direcionado a ninguém, especificamente, ok? É apenas a minha opinião. Então vamos ao que interessa!


5 DICAS PARA LER MAIS (Dicas que funcionam para mim e que podem, ou não, funcionar para você também!)

1. Descubra o livro certo
Essa parte pode ser rápida ou demorar bastante. Descobrir o livro certo é experimentar diferentes formas de escrita e então decidir aquela que você mais gosta. O "livro certo" é diferente para cada pessoa. Eu, por exemplo, não tenho um livro certo, gosto de diferentes tipos de livros, mas conheço várias pessoas que se adaptam melhor a tipos específicos de livros. Isso pode funcionar com você!

2. Desafie-se
Desafios de leitura são sempre bem-vindos! Comece com metas pequenas e vá aumentando o desafio ao longo do tempo e das leituras. Se você está começando seu vício pela leitura, desafie-se a ler um livro por mês. Conforme sinta necessidade, vá aumentando suas metas de leitura, dois livros por mês, três, quatro, um por semana, enfim, desafie-se de acordo com o seu tempo! O que não adianta é propor uma meta impossível, pois isso só trará frustração e desgosto pela leitura!
No meu caso, estabeleci uma meta de leitura para o ano de 2015. Em Janeiro, fui chamada para participar da Jornada Literária e em Fevereiro criamos o projeto do Clube do Livro. Mas, vale lembrar, que aceitei esses desafios quando vi que daria conta de cumpri-los. Se você quiser participar desses desafios, entenda como funcionam e escolha o que mais lhe agradar!

3. Aproveite seus intervalos
Aproveite cada minuto de folga do seu dia para ler, seja o intervalo da escola, seu horário do almoço ou café (depois de comer algo, é claro... Leitura com fome não dá!), no ônibus... Outra dica é estabelecer um tempo só pra leitura, por exemplo: meia hora antes de dormir, quinze minutos antes de ir para a escola/trabalho, etc.

4. Desligue-se do mundo
Não adianta abrir um livro pra ler com a internet conectada, a TV ligada, os amigos reunidos ou durante a aula. Entenda que leitura + outras atividades = uma das atividades será um lixo e você terá que refazer.

5. Leia 2 livros de cada vez
Antes eu não conseguia fazer isso, tive bastante dificuldade para ler dois livros ao mesmo tempo, mas hoje é automático. Procure ler 2 livros com conteúdos bem diferentes, para não confundir as histórias. Não leia dois livros muito complicados juntos. Pode parecer que não funciona, mas é muito bom, pois você pode escolher o melhor para cada período do seu dia. Eu costumo ler um livro físico e um digital, isso tem funcionado bastante, não custa tentar!

Essas foram as minhas dicas. Espero ter ajudado. Se você está começando seu vício por leitura agora, seja bem-vindo e entenda que esse vício não tem cura.


9 comentários:

  1. Tb faço a dica 5!!!! E igualzinho... um físico e um digital! !!!

    Sabe o que descobri... queoesse hábito exercita os neurônios e ativa a memória!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sobre isso faz um tempinho... Então é bom por em prática!!!:)

      Excluir
  2. Sigo todas as dicas que você deu, e funciona mesmo.
    É sempre bom estar movimentando a minha estante, e desse jeito funciona!!
    Espero bater a meta de 52 livros este ano!! <3

    BLOG: http://www.seismilmilhas.com/
    FACEBOOK: http://www.facebook.com/seismilmilhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karaka.... 52 O.o
      O máximo que já li foi 21 no ano....

      Eapero que vc consiga!!!
      http://comentandolivroslidos.blogspot.com.br/?m=1

      Excluir
  3. Amei a dica, e é realmente assim, faço a maioria dessas coisas e até agora já li 42 livros. Quero chegar a 100, tomara que eu chegue lá ^.^

    Beijos.

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *o* Se você já leu 42 é bem possível que chegue aos 100.. :)

      Excluir