terça-feira, 17 de março de 2015

Por que ler o livro antes de assistir o filme?

Olá pessoas, tudo bem? Faz um tempinho que eu queria falar sobre esse tema aqui no blog, então hoje vou dar a minha opinião sobre essa pergunta: "Por que ler o livro antes de assistir o filme?". Acho que cada um tem o direito de dar sua opinião, por isso vou explicar minha e quem quiser, pode deixar a sua nos comentários. Pra começar: prefiro ler o livro antes de assistir o filme (talvez isso tenha ficado meio óbvio pelo título do post, mas vou explicar o porquê).


Pra mim, a melhor parte de ler um livro é o fato de poder criar um mundo dentro da minha própria mente, criar cada detalhe, cada pessoa ou qualquer outro personagem. E isso é uma coisa tão pessoal, pois ninguém será capaz de criar um mundo como o seu, ele será único e perfeito para você. Ler um livro é viajar sem sair do lugar.
Mas o que acontece quando assistimos o filme antes de ler o livro? Perdemos a melhor parte de ler (não que a leitura será ruim, não estou dizendo isso), que é poder criar, imaginar, viajar para um mundo só nosso. Isso porque o filme cria esse mundo, e a partir do momento que assistimos o filme e então vamos ler o livro, nossa mente não aceita que imaginemos algo diferente do que já foi criado pelo filme.
Tem gente que acha melhor assistir o filme primeiro, pois assim não se decepciona com a adaptação. Não concordo com isso. Acho inclusive que ler o livro antes nos permite analisar o filme de forma mais crítica. Outros dizem que ficam chateados pelos personagens do filme não serem parecidos com os que imaginaram durante a leitura, mas sinceramente: tem coisa melhor que isso? Saber que você pensa diferente das outras pessoas? E que foi capaz de criar personagens únicos para uma história?
Bem, essa é a minha opinião. Se você concorda ou então tem uma opinião diferente dessa, deixe nos comentários ;)


8 comentários:

  1. Eu particularmente gosto de ler o livro primeiro pra depois assistir o filme e se decepcionar muito com o esquecimento dos detalhes e com o fato dos atores nem sempre passarem tudo o que o personagem realmente significa para o leitor. Domingo assisti "A Esperança" da trilogia Jogos Vorazes, fiz diferente dessa vez porque ainda não li o livro, acabou que me decepcionei um pouco com o filme do mesmo jeito. Cheguei a conclusão de que é melhor ler o livro primeiro mesmo e assistir o filme com aquele ár de "Rah! Já sei o que vai acontecer" :3

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^
    Também gosto de ler o livro antes de ver o filme. Estou até esperando ter tempo de ler alguns livros para poder assistir aos respectivos filme ^^'
    Concordo com você. Acho legal criarmos o mundo daquela leitura antes de vê-lo numa adaptação (mesmo que depois seja decepcionante a forma como retrataram aquela história no filme:S).

    Beijinhos e boas leituras ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, tudo bem? Achei essa sua abordagem maravilhosa! Nesse caso, concordo plenamente com você! Nada como ter sua própria ideia sobre os personagens! É realmente a melhor parte de se ler ! Quando vemos o filme antes ... durante a leitura, ficamos o tempo todo associando os dois! Eu acho isso péssimo! Portanto, continuarei lendo meus queridos books! Afinal, nem sou tão fã assim de filmes! hahah

    Beijo,

    Lua

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/
    instagram.com/psicoseliteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo... Quando lemos depois do filme ficamos associando ambos... Nada legal!

      Excluir
  4. Normalmente quando já olhei o filme não tenho vontade de ler o livro, por pura preguiça de ler, pelo fato de saber o fim e eventos importantes da história. Isso sem contar quando não gosto do filme (lê-se Se Eu Ficar e A Culpa É das Estrelas).

    ResponderExcluir